MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA: FÓRMULA DE 2000 X FÓRMULA DE 2011

Nós Corinthianos já estamos acostumados que nos contestem todos os títulos em que nos sagramos campeões. Desde 1977, que dizem que Rui Rei estava comprado até o de 2005 com o escândalo da máfia dos apitos.

Com o Mundial de Clubes de 2000 não poderia ser diferente. O principal motivo é que o Corinthians não teria ganho a Libertadores e não poderia estar no Mundial.

Primeiro, a FIFA não chancela nenhum título antes de 2000, pois este foi o ano que ela voltou/começou a organizar o Mundial.

Segundo, o Corinthians entrou no mundial, pois era o BI-CAMPEÃO do país sede 1998 E 1999, já que no ano de 2000 não tivemos Campeão Brasileiro! É isso mesmo, a CBF foi impedida judicialmente de realizar o campeonato e passou a bola para o Clube dos 13, que realizou a COPA JOÃO HAVELANGE onde o Vasco foi Campeão em cima do São Caetano, que também entrou no campeonato pelo ‘Módulo Amarelo (leia-se série B). Uma Zona!

Times Participantes:

Equipes

Leia as informações do site: www.acervosccp.com

Clubes como Al Nassr, Corinthians, Real Madrid e Vasco da Gama entraram como campeões da temporada 1998, enquanto os demais se classificaram em 1999. Isso ocorreu também por causa de falta de datas para organizar o torneio. A ideia original era realizá-lo ainda em 1999, com os campeões de 1998. Porém ele foi adiado para 2000 e algumas confederações indicaram os campeões de 1999.[…]

Por fim, a critica mais dura ao Mundial foi a interrupção na sua realização. Inicialmente o torneio estava previsto para ser disputado anualmente e com sedes rotatórias, mas a falência da ISL, empresa que promovia as competições da FIFA, em 2001, fez com que a disputa do torneio fosse interrompida. Somente em 2005, quatro anos depois da primeira edição, a FIFA voltou a organizar o Mundial. Barcelona, Internacional, Manchester United, Milan e São Paulo também foram campeões.

Fonte: http://www.acervosccp.com/artigo03.htm

Veja o que está no site da FIFA:

A primeira vez
O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA no Brasil foi o primeiro evento do futebol internacional no novo milênio. A corajosa decisão de globalizar o mundial interclubes levou oito clubes de todas as partes do mundo a se reunirem no Rio de Janeiro e em São Paulo para disputar o torneio. Entre os concorrentes estavam o Real Madrid, escolhido o clube do século pela FIFA, e o então campeão europeu Manchester United. A equipe inglesa vinha de três conquistas na temporada 1999/2000 e inclusive desistira de defender o título da Copa da Inglaterra para enfrentar os melhores clubes de cada continente em solo brasileiro.

O campeão
A final foi disputada entre dois clubes brasileiros. Em um belo dia de sol no Maracanã, Vasco da Gama e Corinthians se enfrentaram pelo título de campeão do mundo. A equipe paulista venceu por 4 a 3 nos pênaltis após 120 minutos de muita tática, mas nenhum gol. Depois de empatar com o Real Madrid e derrotar o Al Nassr da Arábia Saudita e o Raja do Marrocos na primeira fase, o Corinthians de Vampeta, Rincón, Edu, Dida e Edílson venceu a decisão com merecimento diante de 73 mil espectadores.

A surpresa
A final sem nenhum dos clubes europeus foi sem dúvida a maior surpresa do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA. O Real Madrid terminou em uma frustrante quarta colocação depois de perder para o Necaxa do México na decisão do terceiro lugar. O time espanhol ficara de fora da final no saldo de gols depois de empatar em pontos com o Corinthians na primeira fase. Já a derrota por 3 a 1 para o Vasco da Gama mandou o Manchester United para casa mais cedo. Os destaques do time carioca na partida foram Romário e Edmundo, este último marcando o gol mais bonito da competição.

O Necaxa do México fez bonito ao levar a medalha de bronze no jogo contra o Real Madrid. Comandado pelo rápido atacante equatoriano Agustín Delgado, o time mostrou bom toque de bola, superou nos pênaltis os aristocratas espanhóis e voltou para casa de cabeça erguida.

A estrela
O atacante corintiano Edílson levou a Bola de Ouro adidas como o melhor jogador do torneio. Com dois gols e uma assistência, o “Capetinha” encantou a torcida com o seu talento em lances como um histórico drible entre as pernas do francês Karembeu, do Real Madrid.

Estatísticas do Brasil 2000:

Classificação final:

  1. Corinthians
  2. Vasco da Gama
  3. Necaxa
  4. Real Madrid

Gols marcados: 
43 (média de 3,07)

Melhor ataque:

Equipe Gols marcados 
Real Madrid 9

 

 

Fonte:  siteFIFA

Veja a tabela dos jogos:

Partidas e Resultados

Primeira Fase

Grupo A
Jogo Data Time da casa Resultados Equipe Visitante
1 05 Janeiro Real Madrid Real Madrid 3:1 (1:1) Al Nassr Al Nassr
2 05 Janeiro Corinthians Corinthians 2:0 (0:0) Raja Casablanca Raja Casablanca
5 07 Janeiro Real Madrid Real Madrid 2:2 (1:1) Corinthians Corinthians
6 07 Janeiro Raja Casablanca Raja Casablanca 3:4 (1:1) Al Nassr Al Nassr
9 10 Janeiro Real Madrid Real Madrid 3:2 (0:1) Raja Casablanca Raja Casablanca
10 10 Janeiro Al Nassr Al Nassr 0:2 (0:1) Corinthians Corinthians
Grupo A
Equipe Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols A Favor Gols Sofridos Pontos
Corinthians Corinthians 3 2 1 0 6 2 7
Real Madrid Real Madrid 3 2 1 0 8 5 7
Al Nassr Al Nassr 3 1 0 2 5 8 3
Raja Casablanca Raja Casablanca 3 0 0 3 5 9 0
Grupo B
Jogo Data Time da casa Resultados Equipe Visitante
3 06 Janeiro Manchester United Manchester United 1:1 (0:1) Necaxa Necaxa
4 06 Janeiro Vasco da Gama Vasco da Gama 2:0 (0:0) South Melbourne South Melbourne
7 08 Janeiro Manchester United Manchester United 1:3 (0:3) Vasco da Gama Vasco da Gama
8 08 Janeiro South Melbourne South Melbourne 1:3 (1:2) Necaxa Necaxa
11 11 Janeiro Manchester United Manchester United 2:0 (2:0) South Melbourne South Melbourne
12 11 Janeiro Necaxa Necaxa 1:2 (1:1) Vasco da Gama Vasco da Gama
Grupo B
Equipe Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols A Favor Gols Sofridos Pontos
Vasco da Gama Vasco da Gama 3 3 0 0 7 2 9
Necaxa Necaxa 3 1 1 1 5 4 4
Manchester United Manchester United 3 1 1 1 4 4 4
South Melbourne South Melbourne 3 0 0 3 1 7 0
Terceiro lugar
Jogo Data Time da casa Resultados Equipe Visitante
13 14 Janeiro Real Madrid Real Madrid 1:1 Prorr. (1:1, 1:0) 3:4 PSO Necaxa Necaxa
Final
Jogo Data Time da casa Resultados Equipe Visitante
14 14 Janeiro Corinthians Corinthians 0:0 Prorr. 4:3 PSO Vasco da Gama Vasco da Gama
Fonte:  site FIFA
Esta fórmula voltou a ser praticada desde 2007, onde o time do país sede, o campeão, também participa, no caso de 2011, o Kashiwa Reysol do técnico Nelsinho e de Jorge Wagner, O Traidor!
Mas o que me espanta é que a Imprensa não fala nada e passa por cima do fato de Santos e Barcelona entrarem só na SEMI FINAL! Isso sim é um absurdo!
Veja a tabela do Mundial de 2011:
Enfim, qual seria a Fórmula ideal? Será que se o Corinthians entrasse na Semi Final em 2000 a imprensa ficaria quieta? Será que é justo entrar só na semifinal? Porque isso? Seria a Fórmula de 2000 a mais justa?
Eu acho que sim, o certo é formar dois grupos e os dois melhores de cada grupo se enfrentarem num quadrangular mata-mata, como foi em 2000!
Este blog serve pra isso, dizer o que a imprensa esportiva não tem coragem de falar e mostrar o que os anti Corinthianos gostam de esconder por conveniência!
Por essas e outras é que nós Corinthianos temos de falar de boca cheia que somos sim Campeões Mundiais! O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL PELA FIFA!
Vai Corinthians

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: